ULTRASSONOGRAFIA

Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

É um exame não invasivo que permite formar imagens em tempo real de órgãos e de estruturas internas do corpo para a investigação de inúmeras doenças.

ELETROCARDIOGRAMA

O ECG (eletrocardiograma) é um exame que registra a atividade elétrica do coração, enquanto que o ecocardiograma avalia a estrutura e o funcionamento do coração através de imagens ultrassonográficas. Ambos são exame indolores e que não causam mal algum.

Indicações do ECG

• Sensação de falta de ar constante;

• Dor no peito;

• Ritmo cardíaco irregular no exame clínico;

• Tontura e/ou desmaio.

AUDIOMETRIA

O exame de audiometria tem por finalidade avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. O procedimento permite identificar possíveis alterações auditivas e auxiliar o médico a indicar as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

Existem dois tipos principais do exame de audiometria: a tonal e a vocal. A tonal permite saber qual o intervalo de frequências que a pessoa consegue escutar, enquanto a vocal se foca mais na capacidade de compreensão de determinadas palavras.

O exame de audiometria se apresenta como fundamental para aferir não só a capacidade auditiva de uma pessoa ou paciente, mas também para verificar se a audição se encontra em seu estado normal, limiares entre 0 a 24 dB.

O que é exame de audiometria ocupacional?

É um exame que avalia o grau de audição do ser humano, voltado especificamente para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional do sentido da audição. É chamado audiometria ocupacional porque está relacionado com o trabalho, com a ocupação do colaborador dentro da empresa.

ELETROENCEFALOGRAMA

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O que um eletroencefalograma pode identificar?

O eletroencefalograma com laudo é um exame de extrema importância para detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central e alterações vasculares que podem colocar o paciente em risco. Ele é bastante requisitado em clínicas médicas de todos os portes.

O que é exame eletroencefalograma (EEG)?

Um eletroencefalograma (EEG) é um exame usado para ajudar a detectar problemas associados a essa atividade elétrica cerebral. No EEG, pequenos eletrodos são presos ao couro cabeludo, para rastrear padrões de ondas cerebrais e enviar esses sinais para um computador.

PAPANICOLAU

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O que é Papanicolau e como é feito?

A saúde da mulher e a importância do exame Papanicolau. Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco

Quando deve ser feito o exame papanicolau?

Quando fazer O exame deve ser feito para mulheres a partir dos 25 anos que são sexualmente ativas. Segundo o Ministério da Saúde, a mulher deve realizar o papanicolau por dois anos seguidos e, se o resultado não der nenhum tipo de alteração, as próximas coletas deverão ser feitas a cada três anos.

ESPIROMETRIA

Muito mais que uma simples avaliação da capacidade pulmonar, a espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos músculos respiratórios.

Para que serve?

É muito indicado para acompanhamento de casos de pessoas com problemas pulmonares, como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, enfisema, fibrose, entre outros que afetam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias. Também é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistêmicas ou que vão se submeter à anestesia para uma cirurgia.

Como é feito?

O exame é feito por meio de um tubo de papelão descartável, que ligará a boca do paciente ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar. Além da respiração normal, o médico solicitará que o paciente sopre no tubo moderadamente e com muita força por algumas vezes para ter vários parâmetros e possibilidades de avaliação.

HOLTER 24 HORAS

Para avaliar a saúde do coração durante os exames de check-up pode ser solicitado o exame Holter, que consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente.

O que detecta o exame de holter?

Quanto às doenças cardíacas, podem ser diagnosticadas pelo Holter:

• fibrilação atrial;

• taquicardia paroxística supraventricular ou taquicardia multifocal;

• bradicardia (motivo para desmaios);

• isquemia cardíaca (carência de oxigênio no músculo cardíaco, podendo indicar angina ou infarto do miocárdio).

Qual o resultado normal do holter 24 horas?

Os resultados

Assim como no eletrocardiograma, o laudo do holter deve mostrar um ritmo cardíaco sinusal, ou seja, normal. O ideal é que os batimentos estejam entre 60 e 100 por minuto. Os eletrodos registram, além de alterações nesse número, parâmetros como duração das ondas elétricas em cada segmento do peito

Quantas arritmias é normal em 24 horas?

Indica que o ritmo cardíaco está dentro do padrão – em geral, entre 50 e 100 batimentos por minuto. Mesmo com resultado normal, pode haver algum problema não detectado durante o exame de Holter 24 horas, principalmente se queixas como tonturas, palpitações e desmaios permanecerem.

PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS

A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que abrange todos os procedimentos realizados na pele ou no tecido subcutâneo. Lida com o diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas relacionadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas.

Quando os procedimentos dermatológicos são necessários?

Sempre que o indivíduo percebe alterações em sua pele, mucosa, cabelo, unha ou pelos é necessário procurar por um dermatologista.

Não somente para cuidados estéticos, mas também quando há o aparecimento de manchas na pele, que é um dos principais sintomas do câncer de pele, muito comum aqui no Brasil por conta de nosso clima.

Além dos cuidados com a pele, atente-se caso esteja com:

• Unhas fracas, manchadas e quebradiças;

• Problemas com sudorese;

• Quedas de cabelo;

• Manchas no corpo ou pintas suspeitas;

• Estrias, rugas, celulites e flacidez;

• Odor nas axilas e pés;

• Alteração na pele, cabelo, unhas entre outras extensões.

Fique sempre em alerta e se necessário procure já um profissional da área.

Os tipos de procedimentos dermatológicos

Através de um simples exame dermatológico é possível salvar uma vida.

A Clínica São Francisco em São Paulo, possui uma equipe de profissionais devidamente preparados para realizar procedimentos dermatológicos de todos os tipos.

Dentro de sua gama de serviços, se encontram:

• Actinoterapia;

• Aplicação de toxina botulínica (Botox);

• Biópsia de lesões dermatológicas;

• Criocauterização de lesões dermatológicas (Crioterapia);

• Depilação a laser;

• Eletrocauterização de lesões cutâneas;

• Esfoliação química superficial (Peeling);

• Infiltração de lesões dermatológicas e Retirada de lesões dermatológicas.

Recomendações gerais

Crianças, adultos e idosos podem, e devem, visitar o dermatologista para check-ups regularmente. O acompanhamento médico desde cedo é o mais indicado para evitar problemas futuros.

A conversa entre paciente e profissional é fundamental, pois somente assim você conseguirá ter uma real avaliação sobre sua saúde e aprender a identificar os pontos certos para pedir ajuda caso necessário.

Fique atento ao que o seu corpo demonstra. Procure relatar o máximo de observações ao especialista. Faça um check list antes de ir ao médico para facilitar. Aqui vão algumas dicas:

• Presença de casos de câncer de pele na família;

• Cosméticos utilizados tanto na pele, quanto nas unhas e cabelos;

• Frequência que se expõe a radiações solares;

• Se possui o hábito de utilizar protetor solar e qual fator de proteção;

• Se sente ou não quaisquer divergências, como coceira, irritação, presença de manchas, queloides etc.